5 dicas para começar a vender pela internet

No primeiro trimestre de 2019 houve um aumento de 23% nas vendas online. Aprenda 5 dias essenciais para aproveitar essa tendência e começar a vender pela internet ainda em 2020. 

A intensificação das compras online aconteceu por dois motivos principais. 

Primeiro, devido à facilidade tecnológica nas transações que nos permite realizar compras sem precisar sair de casa. Segundo, porque as novas gerações que já estão familiarizadas com o mundo virtual, finalmente possuem poder de compra. 

Diante essa situação, é comum que pequenas e médias empresas que ainda não vendem pela internet, decidam iniciar no mundo digital. 

Vale lembrar que, diferente de alguns anos atrás quando ter um bom produto já era garantia de venda, na internet você disputa espaço com milhares de marcas e, para se destacar, é preciso entender melhor por onde começar e como conversar com sua audiência de forma assertiva.

Para te ajudar a tomar essa decisão, decidimos explicar de forma simples como você pode começar a vender pela internet. Ainda que seu investimento seja baixo, aos poucos seu negócio terá maturidade para dar os próximos passos no Marketing Digital. 

1 – Conheça bem seu nicho e público

Entender com quem você está falando e saber exatamente o que está vendendo é primordial para ter sucesso no mundo virtual, já que é através dos dados da sua audiência que as estratégias de marketing digital são construídas.

Utilizamos o termo “definir a persona ideal” no começo de todos os projetos de Inbound Marketing, para conseguir criar uma conexão maior com a audiência e passar a mensagem da empresa de forma transparente. 

É por isso que condenamos a prática de comprar pacotes de seguidores, que além de ser uma métrica da vaidade que não vai aumentar o faturamento da sua loja, não fornece dados concretos para vão de fato, te ajudar a vender mais. 

2 – Comece com um site em plataforma pronta

Ter um site é essencial para vender pela internet. 

Você pode até ter um perfil nas redes sociais, como Instagram Business, mas, e se essas plataformas ficarem fora do ar? Você vai deixar de vender? Impossível!

Por isso, costumamos dizer que nas redes sociais você está divulgando seu negócio em terreno de terceiros, enquanto um site responsivo é seu e ninguém tira isso de você – só se o seu serviço de hospedagem for muito ruim, mas isso é assunto para outro dia. 

Para iniciar com um investimento baixo, utilize plataformas prontas como o Iluria ou Loja Integrada. Nessas plataformas você terá integração com meios de pagamento, correios e um gerenciamento total do site.

#GrowIndica: Dê preferência para as plataformas citadas acima para começar a explorar o mundo digital, antes de desenvolver um site com agência ou freelancer, já que o custo desses profissionais é bem alto. Temos casos de clientes que usaram por anos o Iluria ou Loja Integrada e, após faturarem bem com a internet, migraram para sites personalizados. 

3 – Esteja em multicanais

Conhecer bem o seu público pode te ajudar bastante nessa etapa. 

Com o avanço da tecnologia e dos dispositivos móveis, os usuários estão em diversos canais como Instagram, WhatsApp e Pinterest.

Saber se relacionar com seus clientes através de cada um desses canais, provoca uma maior proximidade e gera confiança no seu público. Com a confiança consolidada, a garantia de compra pela internet é certa!

4 – Anuncie para alcançar mais pessoas

Ter um perfil nas redes sociais é bem fácil, afinal de contas, o cadastro é gratuito. Então, qual a origem da receita do Facebook, Instagram e afins? Dos anúncios! 

O algoritmo das principais plataformas digitais mudou nos últimos anos. 

Se antigamente as postagens atingiam a maioria dos seus seguidores, hoje em dia, menos de 5% da sua audiência é impactado por elas. 

Por isso os anúncios são tão importantes. É através deles que você vai garantir a entrega do seu conteúdo para pessoas que já te conhecem, enquanto faz a divulgação da sua marca para usuários novos também. 

Normalmente, anunciar nas redes sociais é um ótimo caminho para começar. Com um investimento baixo, em torno de R$100 por mês, você com certeza irá atingir milhares de contas e aumentar suas chances de vender pela internet. 

5 – Cuide do pós-venda

Esse é um dos erros mais comuns que encontramos, já que várias empresas não realizam o pós-venda. 

Muitos empresários gastam todos seus esforços para realizar a primeira venda e simplesmente não dão atenção para quem já é de casa. 

Você concorda comigo que é muito mais fácil vender para quem já teve uma boa experiência com seus produtos, ao invés de alguém novo? Sendo assim, seja através de WhatsApp, e-mail ou direct no Instagram, busque se relacionar com quem já comprou de você e proporcione uma experiência diferente do que seus concorrentes oferecem. 

O que achou desse artigo? Gostou? Então compartilhe em suas redes sociais para seus amigos dominarem esse assunto também! Continue nos acompanhando no Instagram e Facebook! Vamos te ajudar a esclarecer diversas dúvidas sobre vendas online.