7 erros que prejudicam sua conta comercial no Instagram

Existem alguns fatores que podem bloquear ou até mesmo excluir seu perfil online, por isso, aprenda a evitar os erros que prejudicam sua conta comercial no Instagram. 

Assistimos séries e ouvimos música em plataformas de streaming, usamos o Waze para desviar do trânsito e armazenamos nossos arquivos na nuvem, ou seja, deu para perceber que vivemos em um mundo extremamente conectado, não é mesmo?

Dessa forma, a preocupação com nossa reputação online é extremamente normal, afinal de contas, a internet é um meio de comunicação muito importante para estreitar laços e criar uma comunidade digital para oferecer os seus serviços.

Nesse contexto, além dos sites responsivos e do cadastro no Google Meu Negócio, outro aliado importantíssimo para aumentar suas vendas através da internet é o Instagram Business.  

Por ser uma rede social bem popular entre os brasileiros, muitos empreendedores costumam usar a mesma lógica de perfis pessoais em contas comerciais e, sem perceber, cometem alguns erros que prejudicam o Instagram da própria empresa. 

1 – Comprar seguidores

O ato de comprar pacotes de seguidores é um dos mais nocivos para sua conta comercial, já que muitas vezes, as empresas que oferecem esse tipo de serviço não estão de acordo com as diretrizes do Instagram. 

Inclusive, é muito comum algumas contas serem bloqueadas pela própria plataforma sob a menor suspeita de compra de seguidores. Esse bloqueio geralmente perdura por uma semana e, nesse meio tempo, você não vai conseguir postar, curtir ou comentar nenhuma foto no aplicativo. 

Já ouviu falar que tempo é dinheiro, certo? Na internet a premissa nunca fez tanto sentido! 

Ainda que postar todos os dias na rede social não seja garantia de venda, ficar muito tempo sem dar notícias para sua audiência também é inadmissível. 

Além dessa penalização, não faz tanto sentido assim comprar seguidores. Principalmente para quem acabou de começar no Marketing Digital e ainda não tem autoridade online. 

Muitas empresas que fornecem esse serviço romantizam o fato dos seguidores estarem localizados em todos os cantos do mundo. “Você terá seguidores de países diferentes”, diz um dos anunciantes. 

Porém, qual a vantagem de uma loja de roupa feminina do interior de SP ter seguidores da China ou da Alemanha, por exemplo?É muito mais vantajoso criar conteúdo que educa sua audiência, através da comunicação transparente e objetiva. 

Ter 50 seguidores que estão engajados com sua marca é muito melhor do que ter 1000 usuários fantasmas te seguindo. 

No final das contas, a quantidade de followers é uma métrica da vaidade que não impacta diretamente o seu faturamento. 

2 – Enviar mensagens automáticas para o mesmo perfil

O debate sobre a utilização de mensagens automáticas nas redes sociais aumentou muito no último ano, principalmente com a popularização do chatbot do Facebook e, por se tratar de uma tecnologia recente, ainda não existe uma receita de bolo com as boas práticas das mensagens automáticas na internet. 

Porém, não precisa ser nenhum especialista em marketing digital pra saber que as mensagens automáticas não agradam à maioria dos usuários. 

Primeiro porque a comunicação é extremamente superficial. 

Por mais que você preencha lacunas com o username do cliente pra transmitir a sensação de personalização, dificilmente conseguirá ter uma troca honesta e orgânica com quem está do outro lado da tela. 

Segundo, essa atitude é considerada SPAM pelo aplicativo, uma vez que a maioria das plataformas que oferecem esse tipo de serviço também não são autorizadas pelo Instagram. 

Sendo assim, além de se distanciar do seu usuário, você ainda prejudica sua conta comercial. Sem dúvidas, um problema que você pode muito bem evitar. 

3 – Enviar mensagens automáticas para perfis diferentes

Se enviar mensagens automáticas para a mesma conta já prejudica bastante seu Instagram business, imagine disparar a mesma mensagem para perfis diferentes. Para muitos, essa atitude é ainda pior. 

No final das contas, a lógica é a mesma das mensagens automáticas. O aplicativo entende como spam e você pode ter sua conta bloqueada ou até mesmo excluída. 

4 – Ações em massa

O algoritmo do Instagram entende que qualquer ação em massa, é, na verdade, realizada de forma automática ao invés de manual. 

O aplicativo preza bastante por interações reais com pessoas legítimas, por isso a tolerância com ferramentas externas é praticamente inexistente.

Ações como seguir ou deixar de seguir muitas contas de uma só vez, muitos comentários ou likes seguidos são considerados ações em massa que, assim como o envio automático de mensagens, pode bloquear ou excluir seu perfil comercial para sempre. 

5 – Não usar hashtags

A intenção por trás do uso das hashtags é distribuir o seu conteúdo para mais pessoas. 

Inclusive, elas representam até 12% mais engajamento em suas publicações, sabia? Pois, é! Por isso não colocá-las em seus posts é um fator que prejudica bastante sua conta no Instagram. 

É importante lembrar que as pesquisas nas redes sociais são feitas em forma de socialização, ou seja, ou o usuário já tem em mente o username do perfil que deseja visitar, ou então irá utilizar as hashtags referentes aquele assunto para encontrar a solução do seu problema.  

Por exemplo, se o cliente está buscando por mais informações sobre viagens nacionais no Instagram, um termo que ele provavelmente irá usar é “#viagensnacionais”.  

Apesar de simples, existem práticas para o bom uso das hashtags que ajudam a aumentar o seu engajamento como, por exemplo, colocá-las no primeiro comentário da publicação, ao invés da legenda. 

Recomendamos também não exagerar na quantidade de hashtags. 

O ideal é variar entre 5 a 11 palavras diferentes, que sejam diretamente conectadas com o assunto publicado também. 

6 – Falta de planejamento

Se você não sabe para aonde ir, qualquer caminho serve, certo? Errado! Dificilmente você irá conseguir conquistar algum objetivo se for adepto do “deixe a vida me levar”. 

Deixar acontecer naturalmente também não funciona, por isso, o mais indicado é estipular uma meta e traçar um plano para alcançá-la.

O ideal é que ao fizer isso, você determine objetivos a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, será mais fácil comemorar as pequenas conquistas e manter-se motivado durante todo o percurso até se tornar referência online em seu segmento. 

7 – Analisar as métricas erradas

Você também tem o costume de acessar sua conta comercial do Instagram várias vezes durante o dia, na esperança de encontrar um número maior de seguidores? Talvez seja hora de rever suas prioridades, porque você provavelmente está analisando as métricas erradas. 

A quantidade de seguidores, likes e compartilhamento são conhecidas como “métricas da vaidade”, ou seja, são números que podem impressionar à primeira vista, mas que não aumentam o faturamento da sua empresa, afinal de contas, seguir alguém na rede social não é sinônimo de venda, não é mesmo?

Não podemos nos esquecer que recentemente a quantidade de likes não aparece mais no Instagram também, sendo assim, é necessário focar na importância da informação compartilhada e como distribuir esse conteúdo na internet.

Por isso, é tão importante explorar os recursos que o próprio Instagram disponibiliza para contas comerciais, como a aba “Insights”, que fornece informações como origem, sexo e faixa etária dos usuários, bem como melhor horário para publicar conteúdo também. 

Diante essa realidade, o mais recomendado é contar com o know-how de uma agência de marketing digital para te guiar durante o processo de planejamento, bem como análise dos dados que realmente vão aumentar seu faturamento. 

O que achou desse artigo sobre os erros que prejudicam sua conta no Instagram? Gostou? Então compartilhe em suas redes sociais para seus amigos dominarem esse assunto também! Continue nos acompanhando no Instagram e Facebook! Vamos te ajudar a esclarecer diversas dúvidas sobre Marketing Digital.