Como aumentar suas vendas com o Marketing Digital? 5 Dicas exclusivas + Dica Bônus

Cada vez mais presente em nossas vidas, a transformação digital revolucionou a maneira que nos relacionamos com nossos clientes, tornando o marketing digital uma ferramenta essencial para aumentar suas vendas.

O mundo mudou bastante desde a invenção da internet. As relações já não são mais as mesmas, os costumes são outros e até o jeito de comprar foi alterado. 

Se antigamente bastava uma promoção imperdível para aumentar suas vendas, atualmente é preciso se esforçar um pouquinho mais para captar a atenção do seu cliente ainda na fase de decisão de compra, quando ele ainda não decidiu de quem irá adquirir ou contratar o serviço ou produto que procura. 

Neste contexto um grande aliado para aumentar suas vendas é o Marketing Digital, já que as estratégias online são excelentes para conversar com seu público de forma direta, personalizada e efetiva. 

Para muitas pessoas, se uma empresa não está na internet ela simplesmente não existe, por isso ter o conhecimento dessas dicas é tão importante. 

Pronto para aumentar suas vendas? Vamos lá! 

1 – Cadastro no Google Meu Negócio

Google Meu Negocio

Fazer o cadastro no Google Meu Negócio é um dos primeiros passos para aumentar suas vendas com o marketing digital, uma vez que o serviço é disponibilizado gratuitamente pelo próprio Google. 

Através dessa ferramenta de uso intuitivo, é possível controlar as informações que seus clientes podem ver sobre sua empresa, como o telefone para contato, link do site, redes sociais, localização e horário de atendimento.

Muito mais do que ser o seu perfil de cadastro online, o Google Meu Negócio é um recurso que permite que seus clientes te encontrem facilmente nos buscadores e no Google Maps também. 

Ainda por cima é possível responder as avaliações positivas e negativas sobre o seu estabelecimento, tal como ter insights por meio de diversos relatórios. 

Os relatórios são importantes para que você consiga monitorar os próximos passos das suas estratégias digitais e conseguir traçar um planejamento que, de fato, aumente o seu faturamento. 

2 – Criar um Site 

Site

Existem diversas formas de permanecer online e se relacionar com seus clientes, mas se você não tiver um site para chamar de meu, os seus esforços terão sido em vão, já que a melhor maneira de aparecer nos primeiros resultados dos mecanismos de buscas, principalmente do Google, é através do site. 

Alguns cuidados são necessários na hora de criar um site. O primeiro deles é conferir se o seu site é responsivo, ou seja, se ele consegue se adaptar em qualquer dispositivo, independente do tamanho da tela que seu cliente está usando.

Nada mais chato do que acessar uma página que não se adequa em seu aparelho, não é mesmo?  

Além das primeiras posições dos buscadores, os sites passam uma imagem mais profissional e de credibilidade para sua empresa, uma vez que para ele permanecer no ar é necessário ter um domínio e hospedagem de qualidade. 

Para entender melhor o significado destes termos, imagine uma loja no centro da sua cidade. 

O site é como uma vitrine virtual que podemos expor todas as informações necessárias sobre os produtos vendidos e até mesmo apresentar a história do estabelecimento; o domínio é o endereço online que seus clientes podem usar para acessá-lo diretamente no navegador; e a hospedagem é o equivalente ao aluguel deste estabelecimento, só que na internet.  

A hospedagem de um site acontece em computadores, também conhecidos como servidores, que trabalham 24 horas por dia a fim de armazenar as informações e arquivos necessárias para a disponibilidade do seu endereço virtual.

As melhores hospedagens costumam ser em servidores dedicados, que trabalham especificamente para o seu domínio e proporcionam maior segurança e tranquilidade para você. 

Vantagens da criação do site institucional

Conteúdo personalizado

Os textos de todas as páginas vão refletir a cultura organizacional do seu empreendimento, bem como explicar os produtos ou serviços que você oferece.

Apesar de muitas empresas serem do mesmo segmento, cada lugar é único, certo? Seu site é a chance de conversar com seu público e convencê-lo de que você é a escolha certa para ele. 

SEO

Seguir as técnicas do Search Engineering Optimized, ou simplesmente SEO, é uma das garantias de obter as primeiras posições do Google. 

Você sabia que 60% das pessoas preferem clicar apenas nos três primeiros resultados de busca? Por isso, manter o seu site otimizado em SEO é uma das garantias para atingir muito mais pessoas. 

A gente costuma brincar aqui na agência que o melhor lugar para esconder um corpo é na segunda página do Google porque quase ninguém chega até lá. 

Experiência do Usuário

O layout do seu site deve ser pensado inteiramente na experiência do usuário.

As informações estão bem explicadas? As navegação é intuitiva? O design do seu site te agrada? Se todas essas respostas forem sim, seu site está no caminho certo para começar a aumentar suas vendas com o marketing digital. 

Relatórios e Análises

Hoje em dia é muito difícil encontrar um site que não seja configurado para fornecer alguns relatórios para você. 

Ao configurar o Google Analytics ou o Pixel do Facebook, por exemplo, é possível rastrear e monitorar todas os acessos que você recebeu em determinado período, bem como acompanhar os botões que mais são acessados também. 

Todas essas informações são importantes para você criar estratégias de marketing digital efetivas e que aumentam seu faturamento. 

24 horas Disponível 

Lembra do apagão das redes sociais em Julho, quando o Facebook, Instagram e WhatsApp ficaram fora do ar? A melhor alternativa para fugir desse problema é através de um site, que com um bom suporte e serviço de hospedagem permanece acessível 99,9% do tempo. 

3 – Redes Sociais

Redes Sociais

Ainda que a internet não seja acessível para toda a população, o Brasil é um país extremamente conectado. 

Aliás, de acordo com uma pesquisa da Hootsuite nós somos a terceira nação que mais passa tempo online: 9 horas e 14 minutos por dia! Muita coisa, certo?

Durante esse tempo, seus clientes navegam entre o Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e se bobear, até usam o LinkedIn. 

E se você estiver pensando “ah, mas eu já faço posts todos os dias”, talvez seja hora de mudar o seu mindset e olhar com mais atenção para esse mercado que está crescendo cada dia mais. 

Para vender mais nas redes sociais é preciso bolar estratégias, traçar metas, analisar as métricas corretas e investir bastante o seu tempo também, afinal de contas, há muito coisa por trás das publicações bonitinhas que você vê na sua linha do tempo. 

Sempre bom ter em mente que o simples ato de publicar um post nas redes sociais não é exatamente uma ação de marketing. O marketing está diretamente ligado em trazer resultados para o seu negócio. 

Com o recente fins dos likes do Instagram, muitas pessoas questionaram o futuro das redes sociais em marketing digital. 

Entendemos que a primeira vista a quantidade de curtidas numa publicação pode impactar o seu concorrente ou o seu cliente, mas na prática, esse dado não passa de uma métrica da vaidade e no fim das contas, pouco influencia no aumento das suas vendas. 

Dicas Bônus: Como fazer Marketing nas Redes Sociais

Engajamento

Alcançar um bom engajamento é o ponto principal das redes sociais, uma vez que o algoritmo do Instagram, Facebook e demais redes sociais consideram as interações um fator relevante para aumentar a autoridade de um perfil. 

Sem contar que uma marca engajada nas redes sociais consegue atingir muito mais pessoas, aumentando o vínculo entre empresa e cliente. 

A quantidade de comentários, o alcance das publicações, os tipos de stories e o uso certo das hashtags contam bastante para aumentar o engajamento do seu perfil. 

Reconhecimento de Marca

Fortalecer o reconhecimento de marca e trazer mais visibilidade para o seu empreendimento é fundamental para aumentar suas vendas com o marketing digital nas rede sociais. 

Sabe quando você vê um logotipo, uma expressão e até mesmo uma combinação de cores e automaticamente os associa à uma marca? Isso é reconhecimento de marca! 

Por meio de um feed organizado, com conteúdos relevantes e interativos você pode conquistar o coração dos seus clientes e fortalecer seu reconhecimento de marca. 

Tráfego

Através das redes sociais você pode divulgar um conteúdo e direcionar sua audiência para o seu blog, ou então divulgar uma promoção e publicar um call to action, ou seja, incentivar seu cliente a realizar uma ação, para o seu site, por exemplo.

O Instagram disponibiliza um campo exclusivo para colocar um link em sua bio. Para quem tem mais de um link importante por exemplo, pode utilizar o linktree para centralizar em apenas um lugar todos os links essenciais da sua empresa. 

Dessa maneira você estará aumentando o tráfego do seu site e trazendo maior autoridade para as suas páginas também. 

4 – Google Ads

Google Ads

Uma das estratégias mais tradicionais para aumentar suas vendas com o marketing digital é a publicidade paga, ou seja, criar campanhas segmentadas e específicas para trazer mais resultados para sua empresa. 

O Google Ads, antigamente conhecido como Google AdWords, é uma plataforma de anúncios do Google no qual você você investe um determinado valor para aparecer nos primeiros resultados da  palavra chave que escolheu. 

O impacto das campanhas patrocinadas não se limitam apenas aos buscadores do Google, mas também integram os principais serviços de pesquisa da internet. 

Anúncios nos mecanismos de buscas 

Sabe quando você faz uma pesquisa e logo no início da SERP (sigla em inglês que indica a página de resultados de busca) aparece um “anúncio” logo abaixo do site? Esse é um link patrocinado. 

Para ilustrar melhor essa estratégia que traz bastante resultado, vamos imaginar um e-commerce de pulseiras masculinas que foi inaugurada recentemente. 

Por ser um domínio novo, mesmo com um site responsivo otimizado em SEO, o Google entende que o endereço ainda não tem autoridade suficiente para aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de buscas, sendo assim, apostar em campanhas do Google Ads é uma boa tática para chamar atenção das pessoas que fizerem buscas por pulseiras masculinas no Google. 

A principal vantagem desse tipo de publicidade é que você só vai precisar pagar a campanha caso alguém clique em seu site, proporcionando maior custo-benefício para sua empresa.

Anúncios do Youtube 

Provavelmente você já viu muitos anúncios no Youtube, seja antes, no meio ou ao final do vídeo, certo? É realmente muito comum encontrar propaganda por lá. 

O youtube é o segundo site mais acessado do mundo e estima-se que ao menos 1 bilhão de pessoas possuem conta na plataforma. É gente pra caramba! E você pode escolher segmentar toda essa galera por idade, local, gênero e interesses em comum também. 

O maior benefício dessa modalidade é que você só precisa fazer o pagamento da campanha, caso o cliente interaja com seu anúncio. Se ele pular antes do fim ou em até 30 segundos você não paga nada. 

Anúncios de Redes de Display 

Através das redes de display você pode fazer um anúncio gráfico em sites, blogs e até mesmo páginas de notícias. Estima-se que esse tipo de publicidade alcança até 90% dos usuários de internet ao redor do mundo!

Assim como as campanhas explicadas anteriormente, as redes de display também podem ser segmentadas de acordo com a idade e região dos usuários, bem como palavras-chave e até mesmo remarketing, quando você acessa um site e depois começa a receber várias propagandas daquela mesma marca. 

Você pode usar as redes de display para fazer anúncios de até 4 jeitos diferentes:

Banners

Podem ser interativos, animações, gifs, layouts personalizados e o que mais a sua imaginação permitir. Geralmente se encontram nos rodapés dos sites, então certifique-se de conseguir chamar a atenção dos usuários.

Caixa de Texto

As caixas de textos são mais simples e a estrutura do anúncio é composto por um título, descrição, nome da empresa e o link que você deseja direcionar a audiência. 

Gmail

Esse você consegue visualizar diretamente na caixa de entrada do seu gmail, feitos de forma personalizada de acordo com suas preferências. 

Aplicativos

É o tipo de publicidade que você visualiza quando utiliza aplicativos gratuitos específicos para dispositivos móveis. 

5 – Blog

Blog

A alternativa mais eficaz para você se tornar autoridade em um assunto, é compartilhar informação de qualidade sobre ele, certo? Por isso você pode (e deve) considerar um blog institucional para aumentar as vendas da sua empresa

Sabia que 84,7% dos consumidores utilizam os buscadores do Google para encontrar conteúdo e informações relevantes sobre um produto antes de efetuar uma compra? 

Além de aumentar seu vínculo com seus clientes, a criação de conteúdo por meio de blogs também é uma ótima tática de SEO, já que você pode trabalhar com muitas palavras-chave e aumentar as chances de aparecer mais vezes nos mecanismos de buscas também. 

Principalmente após o fim dos likes do Instagram, o conteúdo se tornou a moeda mais valiosa do século, sendo assim, se você ainda não está investimento nessa estratégia virtual, pode estar deixando de ganhar um pouquinho a mais todos os meses. 

O blog para empresas pode ser incluído em uma página do seu site responsivo, dessa maneira seu cliente poderá navegar no seu site e tomar conhecimento de todas as informações referentes aos seus produtos ou serviços que compartilha por lá.

Você pode divulgar os artigos do seu blog na sua rede social para atrair mais tráfego aos seus conteúdos também. 

Ainda que a sua empresa seja apenas um negócio local ou de um segmento um pouco mais complexo, os blog funcionam também.  

Como vimos acima, a internet é um mundo cheio de possibilidades, por isso, use ao máximos os recursos que disponíveis em marketing digital para aumentar o faturamento da sua empresa. 

Escolher uma agência de marketing digital não é das tarefas mais fáceis, porém, prezar pela qualidade do serviço prestado aos seus clientes na internet é garantia de sucesso e retorno do seu consumidor também. 

Agora que você aprendeu essas dicas valiosas, que tal compartilhar com seus amigos? Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para aprender mais sobre marketing digital e caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.