Como seus clientes podem te encontrar na Internet?

Sempre que ouço de algum cliente a frase: “Gostaria que minha empresa fosse encontrada pelos clientes na internet”, imediatamente penso em duas coisas: a primeira  é que estou diante de um cliente em potencial, e a segunda é que ele precisa de um site com layout moderno, responsivo e com conteúdo rico que o posicione bem no Google.

Vejo muitas empresas focando o marketing apenas nas redes sociais. É claro que elas são importantes, ainda mais nos dias de hoje.

Porém, vale ressaltar que o Facebook e o Instagram não podem ser o foco central dos seus projetos de Marketing Digital.

SAIBA ONDE ESTÁ SUA PERSONA

Primeiro de tudo, precisamos entender a intenção com que o usuário acessa ambos os canais, especificadamente Facebook, Instagram e o Google.

Por exemplo, há um tempo atrás, quando minha mãe precisava de um encanador, ela tinha a opção de procurar por um nas páginas amarelas, ou buscar indicação com amigos e familiares. Porém, hoje basta ela fazer uma rápida pesquisa no Google, que, em poucos segundos terá o contato de pelo menos 5 encanadores.

A boa notícia é que a grande parte dos seus clientes em potencial, também utilizam o Google.

A má notícia, é que caso sua empresa não tenha o pixel do Facebook instalado no website ou não esteja cadastrado no Google Meu Negócio, você certamente está deixando de ganhar dinheiro.

Diferente dos sites de busca, os usuários de redes sociais não as utilizam com o objetivo de fazer uma pesquisa específica.

Minha mãe, por exemplo, não acessaria o Facebook ou o Instagram apenas para encontrar um encanador, ao menos que ela já tivesse um de sua confiança. Neste caso, buscaria o perfil dele para relembrar o número de telefone ou o endereço.

Isso acontece porquê nas redes sociais, o empreendedor tem o desafio de impactar o telespectador com uma postagem ou anúncio. Vale salientar que nessas situações, na maioria das vezes, ele não precisa imediatamente do serviço que está sendo oferecido, sendo assim, mais difícil sua conversão em vendas.

Por exemplo, no primeiro caso, minha mãe tinha um problema e precisava de uma solução, por isso buscou no Google. Já no segundo, o desafio dos encanadores nas redes sociais, seria engaja-la até o momento em que ela viesse precisar de seus serviços.

CONCLUSÃO

Por isso, é de extrema importância que você não concentre o Marketing Digital da sua empresa apenas em um canal, mas que consiga interligá-los. Tenho certeza que seu negócio irá alavancar, a partir do momento que você tiver um site responsivo e um perfil ativo no Facebook ou Instagram.

É importante ressaltar que ser encontrado na internet, não é o mesmo que encontrar os seus clientes.

Nos próximos artigos vamos falar mais sobre estratégias simples, mas que você pode começar a aplicar em seu negócio.

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