3 erros que você não deve cometer em campanhas do Facebook

Atualmente, se sua empresa tem uma página no Facebook, é comum fazer anúncios dentro da rede social, certo? Certo!

Mas você sabe me dizer qual resultado seus anúncios geraram? Muitas empresas ainda não conseguem obter respostas significativas nas campanhas patrocinadas no Facebook, porque cometem 3 erros graves.

Será que você está cometendo algum deles?

1 – NÃO DEFINIR A PERSONA

Entregar um anúncio perfeito, mas para o público errado é um erro muito comum. Costumamos brincar aqui na Agência, que fazer isso, é mesmo que tentar vender carne para vegetariano.

Não adianta ter uma boa oferta, se você não está conversando corretamente com sua audiência. Portanto, definir sua Persona é o princípio básico para obter sucesso em suas campanhas no Facebook.

Porém, vale lembrar que construir uma audiência engajada, não é uma tarefa simples. É um processo que não acontece da noite para o dia e demanda certo tempo.

O segredo para o sucesso depende de alguns fatores, e o primeiro deles é o conteúdo que você entrega aos seus clientes.

Costumo dizer que o segredo é fechar um conteúdo interessante para seu público alvo. Por exemplo, antes de iniciar este artigo, pensei primeiro nas dores da minha persona.

Neste caso, meus leitores principais são pessoas que trabalham ou pensam em trabalhar com Facebook Ads, que na maioria dos casos, são donos de pequenas empresas que querem expandir seus negócios através da internet, sujeitos que pensam em trabalhar com as redes, ou profissionais de marketing que ainda encontram dificuldade em trabalhar com campanhas patrocinadas.

ANUNCIAR SEM UM OBJETIVO2 – ANUNCIAR SEM UM OBJETIVO

Não ter um objetivo ao gastar energia patrocinando uma campanha, é o segundo grande erro que muitas empresas cometem ao anunciarem no Facebook. Se você não sabe onde quer chegar, qualquer rota servirá, não é mesmo? E na maioria das vezes, você não chega a lugar nenhum.

Um dos primeiros passos, após ter uma audiência aquecida, é definir um objetivo e uma meta para sua campanha. Por exemplo, se você quer aumentar suas vendas no site, você precisa de mais visitantes, certo? Portanto, não crie campanhas visando o engajamento, quando seu objetivo é tráfego.

O Facebook apresenta uma grande variação de objetivos de campanhas, por isso, saiba analisar a situação em que seu negócio se encontra, e a partir daí, trace um planejamento que realmente irá te levar do ponto A ao B.

NÃO MEDIR AS AÇÕES3 – NÃO MEDIR AS AÇÕES

A maior vantagem do marketing digital em relação ao marketing offline é a mensuração. Entretanto, não confunda métricas de resultado com as métricas de vaidade.

Métrica de vaidade é o primeiro número que alguém vê, quando acessa sua página no Facebook, por exemplo, as curtidas em seus posts ou na própria página.

Vejo muitas empresas focando em conseguir mais likes para a página, quando o que realmente importa é o alcance das publicações, quantas pessoas comentam ou compartilham cada postagem. No geral, a quantidade de likes nas fotos são importantes, porém, não vão necessariamente te gerar mais vendas.

Além das métricas de vaidade, tome cuidado com o excesso de informação, pois cada negócio possui suas particularidades. É preciso olhar para os dados certos, para que você consiga otimizar suas campanhas e saber quais ações deram certo e quais deram errado.

Não se esqueça também de alinhar essas métricas, com o objetivo das campanhas, para o público certo.

Então, você já cometeu algum desses erros?

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