Facebook, Instagram e WhatsApp fora do ar? Aprenda como fugir desse problema

Facebook, Instagram e WhatsApp fora do ar? Aprenda como fugir desse problema

Bruna CarvalhoNovidadesComentar

Veja 4 alternativas para manter o contato com sua audiência online mesmo se o Facebook, Instagram e WhatsApp estiverem fora do ar!

O poder do Facebook, Instagram e WhatsApp é inquestionável. Basicamente todas as pessoas que você conhece tem uma conta em cada uma dessas três plataformas que fazem parte do império de Mark Zuckerberg. 

E por terem tantos usuários, é comum que muitos empresários comecem a explorar as oportunidades do marketing digital através dessas redes sociais.

Porém, mesmo com uma equipe grande cuidando do funcionamento do Facebook, Instagram ou WhatsApp, imprevistos podem acontecer com qualquer um, certo? 

De acordo com o site Downdetector, que serve como uma “previsão do tempo do mundo virtual”, várias pessoas no Brasil, Uruguai, Europa e EUA foram afetadas e mal conseguiram usar essas redes sociais no começo de julho de 2019.

No WhatsApp, por exemplo, o maior problema foi a falha na hora de enviar e receber áudios, vídeos e imagens. Já no Instagram e Facebook as publicações não carregavam. Vale ressaltar que não é a primeira vez que isso acontece, uma vez que em março do mesmo ano aconteceu uma instabilidade semelhante.

É muito difícil prever quando essa instabilidade pode voltar a acontecer, mas existem algumas dicas para você manter sua presença online forte e engajada e continuar se comunicando com sua audiência. Vamos aprender?

Dicas para se manter online mesmo quando o Facebook, Instagram e WhatsApp estiverem fora do ar 

1 – Site Responsivo 

Ter um site responsivo é um dos pontapés para ter uma forte presença virtual e manter seu endereço online, mesmo quando as principais redes sociais estiverem fora do ar. 

O que mantém um site funcionando, além de uma boa programação e desenvolvimento, é a hospedagem, que nada mais é do que um grupo de computador que armazenam arquivos e informações necessárias para sua disponibilidade. 

Qualquer empresa, de qualquer segmento pode – e deve – ter um site. Sabia que 61% dos consumidores possuem uma visão positiva sobre empresas que possuem um site? Especialmente se for de fácil navegação e que consiga se adaptar em todas os dispositivos móveis também. 

2 – Explorar outras redes sociais 

Apesar do WhatsApp, Instagram e Facebook serem as redes sociais mais populares, elas não são as únicas disponíveis na internet. Você pode usar e abusar do Pinterest, Youtube e Twitter também, que dificilmente firam foram do ar, por exemplo. 

Além disso, uma maneira muito eficiente para continuar conversando com o seu público é através de um blog, já que 84,7% das pessoas utilizam a busca orgânica do Google para pesquisar por conteúdo e informação sobre o produto ou serviço antes de fecharem negócio com uma empresa. 

O WordPress é utilizado como base para a criação de diversos sites responsivos, além de ser uma ótima plataforma para você desenvolver seu blog institucional também. 

3 – Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que permite que as empresas possam administrar sua presença online no Google, incluindo as pesquisas e Google Maps também, podendo assim, controlar o que é exibido quando procuram por sua empresa ou segmento na internet.

O cadastro no Google Meu Negócio é gratuito e muito fácil de ser feito também, uma vez que em poucos minutos você vai conseguir completar o perfil online da sua empresa. 

4 – E-mail Marketing

O e-mail marketing continua sendo um dos canais mais diretos e objetivos para se comunicar com sua audiência, por isso, se você não utiliza essa estratégia conhecida como Inbound Marketing, sinto-lhe dizer que você pode estar deixando de faturar um pouquinho mais todos os meses. 

Além do inbound ser 62% mais barato do que o marketing convencional, os servidores de e-mail mais comum dificilmente ficam fora do ar, já que a maioria dos problemas que envolvem a taxa de entrega dos e-mail estão, em sua maioria, atrelados a erros bobos que podem facilmente serem evitados por uma equipe experiente na área. 

Agora que você já sabe como manter sua presença na internet mesmo quando Facebook, WhatsApp e Instagram estiverem fora do ar, que tal compartilhar esse artigo com seus amigos para eles também dominarem este assunto?

Continue nos acompanhando pelas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade em marketing digital!

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