Como-o-fim-dos-likes-vão-impactar-o-seu-negócio

Fim dos likes: Qual o impacto para a sua empresa?

Bruna CarvalhoNovidadesComentar

A novidade está em fase de testes e já divide opiniões na internet. Por isso, veja como o fim da exposição da quantidade de likes pode impactar a presença online da sua empresa! 

Diversas mudanças foram feitas no Instagram desde que Mark Zuckerberg assumiu o comando da empresa. Primeiro foram os stories, depois os gifs, enquetes, mensagens direta .. fala sério, é impossível não gastar pelo menos trinta minutos distraído com essa rede social. 

E por ser tão interativo, o Instagram é uma ótima plataforma para conversar com sua audiência, fortalecer seu reconhecimento de marca e vender! Não é à toa que 70% das empresas usam o Instagram Business para aumentar seus resultados. 

Mas parece que não é todo mundo que acha o Instagram mil maravilhas. Inclusive, nos últimos meses foi alvo de muitas críticas, depois que diversos usuários relataram ter crises de ansiedade graças à rede social.  

Sendo assim, pra tentar tornar a plataforma menos nociva à saúde, o tio Mark decidiu abolir a exposição do número de likes. Isso quer dizer que ninguém mais – além de você – vai saber quantas pessoas curtiram sua publicação. 

A pergunta de ouro aqui é: qual o real impacto do fim dos likes para a sua empresa?

Em 1996, Bill Gates publicou um artigo afirmando que o conteúdo era o rei. Naquele ano o Google não existia e o Zuckerberg ainda era adolescente. Mas desde aquela época ele já tinha razão: o conteúdo é a estrela principal da internet. 

Por isso, se você ainda não começou a investir em marketing de conteúdo ou análise de dados, talvez seja hora de rever o seu planejamento estratégico digital. 

Analise os dados

mensurar-resultados

Os likes e comentários nas publicações das redes sociais também são conhecidas como métricas da vaidade, sabia? 

Levam esse nome porque no final das contas não são esses os números que norteiam – ou deveriam nortear – o trabalho de marketing digital da sua empresa. 

E daí que determinado digital influencer tem 2 milhões de seguidores e 500 mil likes nas fotos. Isso é uma falsa ilusão de sucesso. O importante é saber se o público dele é o mesmo que o seu. De onde ele é? Qual o alcance orgânico? Engajamento? Qual o comportamento da audiência dele?

Você pode até caçoar do seu concorrente por ter apenas 10 curtidas numa publicação, mas ele pode estar faturando alto e você não tem essa informação. 

O trabalho nas redes sociais precisa ter um objetivo e se manter alinhado com suas metas, dessa maneira, tente seguir um caminho que mescla resultado com social media, como o  marketing de conteúdo, por exemplo. 

Marketing de Conteúdo 

Segundo uma pesquisa feito pelo iMedia Connection, 60% dos consumidores apresentam visão mais positiva sobre uma marca depois de consumir algum de seus conteúdos. Bastante coisa, certo?

E vale lembrar que conteúdo é muito mais do que um post no Facebook ou Instagram, já que você precisa entregar informação para o seu público conseguir te encontrar nos mecanismos de busca

Por isso um blog institucional é tão importante. Eles atraem mais visitantes para o seu site e te ajudam a aumentar seu faturamento também. 

O mais bacana de trabalhar com o marketing de conteúdo, é que você consegue ter uma visão mais abrangente do impacto da sua presença online.

Assim como a análise de dados do perfil do instagram, os dados do seu site ou blog no wordpress te ajudam a conduzir todas as suas campanhas para atingir cada vez mais novos clientes.

Se antes o seu maior objetivo era ter uma foto com mais likes do que o seu concorrente, reveja seus objetivos. O que você acha que vale mais: 300 likes numa foto ou 30 contatos de cliente em potencial? 

Gostou desse artigo sobre o impacto do fim dos likes no seu negócio? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais para eles também dominarem este assunto!

E não deixe de continuar nos acompanhando no Instagram e Facebook! Vamos te ajudar a esclarecer diversas dúvidas sobre Marketing Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *