Instagram Business Como usar a favor da sua empresa

Instagram Business: Como usar a favor da sua empresa?

Bruna CarvalhoNovidadesComentar

Desde seu lançamento, o Instagram Business é uma forte aliada para empresas que querem melhorar seu posicionamento de marca, engajar sua audiência e aumentar seu faturamento.

O Instagram já superou a marca de 1 bilhão de usuários. O segundo país com mais contas ativas na rede social é o Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo dados disponibilizados pelo SEBRAE, o Instagram movimenta cerca de 1,5 bilhões de curtidas por dia e a média de interação é de 15 vezes maior do que as campanhas patrocinadas do Facebook, por exemplo.

De todos os perfis registrados, ao menos 85% seguem uma conta comercial.

Isso quer dizer que, se você ainda não criou um perfil para sua empresa nesta plataforma, você pode estar deixando de faturar um pouquinho mais por mês.

Diante esta realidade, aprenda em 9 passos como tirar o máximo proveito do Instagram Business.

1 – Trocar para uma conta profissional

O primeiro passo é trocar sua conta pessoal, para uma conta comercial.

Além de conseguir detalhar melhor os seus serviços e vincular com seu site responsivo, o Instagram Business também irá te propiciar insights sobre:

  • Seus seguidores;
  • Melhor horário para postagens;
  • Origem de acesso da sua audiência.

Por exemplo, ao mudar para uma conta comercial, você saberá se a maioria dos seus seguidores são homens ou mulheres; onde vivem; quanto tempo em média ficam online na rede social, e até mesmo, qual tipo de postagem funciona melhor para sua empresa.  

2 – Publique fotos e vídeos de qualidade

Preste atenção nas fotos que você veicula em seu perfil comercial, já que o objetivo principal do Instagram é ser uma rede social para compartilhamento de conteúdo visual.

Evite postar fotos em baixa resolução ou com tamanhos que não são aceitos pelo Instagram.

O tamanho recomendado para as fotos é 600×600 pixels para o feed e 110×100 pixels para o avatar de perfil.

Também descarte os vídeos com ruídos ou sons desagradáveis. Coloque-se sempre no lugar do seu público e questione se o objetivo daquela publicação foi atingido.

3 – Use Hashtags Relevantes

As hashtags ajudam na divulgação do seu negócio.

Ao publicar uma foto e vinculá-la com algumas hashtags, o Instagram irá agrupá-la com as demais imagens que também fazem parte daquele mesmo assunto.

Entretanto, seja consciente ao utilizá-las. Por exemplo, não adianta postar uma foto sobre Marketing Digital e usar uma hashtag sobre comida, só porque ela é popular e consequentemente traria mais likes para suas fotos.

As curtidas e comentários em seu perfil comercial não são as métricas mais importantes do Instagram Business.

Inclusive, esses dados são considerados métricas da vaidade, ou seja, são os primeiros números que alguém observa ao acessar seu perfil, porém, não são os responsáveis por trazerem resultados para seu empreendimento.

Se sua empresa for de pequeno ou médio porte, use e abuse também das hashtags locais, isso ajudará a fortalecer seu vínculo com os habitantes da sua cidade, que terão uma visão mais despojada e atual da sua empresa.

4 – Aproveite os destaques

Muitos posts importantes podem se perder em seu perfil, por isso, facilite a escolha por sua empresa e tenha uma mensagem clara, organizada e coesa!

Os destaques podem ser utilizados como um atalho para novos seguidores entenderem melhor sobre o seu segmento.  

Uma ótima dica é criar destaques com seu endereço, promoções, formas de pagamentos e novidades.

5 – Faça Stories

Os stories são uma ótima ferramenta para conversar com seu público.

Eles duram até 24h e através deles é possível fazer perguntas, responder dúvidas frequentes, mostrar o dia a dia da sua cultura organizacional e o melhor de tudo, melhorar o seu posicionamento de marca com sua audiência.  

6 – Responda todos os comentários

Ao responder um comentário de um cliente, você passa a imagem de uma empresa que preza pelo relacionamento com o consumidor, além de fazê-lo se sentir especial.

As redes sociais propiciam um relacionamento mais próximo com os clientes, por isso, opte pela descontração e bom humor ao responder um consumidor, mas não se esqueça de manter os valores, visão e missão da sua empresa alinhada com seu perfil online também.

7 – Patrocine as publicações principais

Assim como no Facebook, no Instagram você também pode patrocinar suas publicações principais para ser facilmente encontrado na internet, além dos mecanismos de buscas.

Um valor é pago para que sua publicação seja exibida para perfis que ainda não seguem sua conta comercial.

E o mais bacana do patrocínio de publicações, é a seleção do público que você quer aparecer, ou seja, é possível selecionar perfis que sejam semelhantes ao seu público alvo, para aumentar a chance de venda para essas pessoas.

8 – Conheça a concorrência

Monitorar diariamente a sua concorrência não é um hábito saudável, entretanto, não deixe de visitar o perfil de seus concorrentes.

Um dos caminhos mais rápidos para entender o seu mercado, é ver o que seus concorrentes estão postando, para que você possa se inspirar para criar publicações originais, mas que provoquem o mesmo efeito em seus consumidores.

9 – Use o IGTV

O IGTV é um novo recurso do Instagram voltado especialmente para o compartilhamento de vídeos.

Diferente do Youtube, os vídeos postados pelo IGTV são sempre na vertical e podem ter até 10 minutos de duração.

É excelente para fazer uma demonstração rápida de algum produto, tirar dúvidas do seus clientes, e até mesmo, explicar um pouquinho mais sobre as soluções que sua empresa oferece.  

Além do Instagram ter muitos usuários ao redor do mundo, ele é uma das redes sociais em ascensão e que mais trazem resultados para as empresas, especialmente pela rápida interação com sua audiência.

Mesmo que suas publicações não gerem tanto impacto nos primeiros dias, não desiste do potencial de vendas dessa rede social.

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