Instagram Business: Como usar a favor da sua empresa?

Desde seu lançamento, o Instagram for Business é uma forte aliada para empresas que querem melhorar seu posicionamento de marca, engajar sua audiência e aumentar seu faturamento.

O Instagram já supera a marca de 1 bilhão de usuários. O segundo país com mais contas ativas na rede social é o Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo dados disponibilizados pelo SEBRAE, o Instagram movimenta cerca de 1,5 bilhões de curtidas por dia e a média de interação é 15 vezes maior do que em campanhas patrocinadas no Facebook, por exemplo.

E de todos os perfis registrados, ao menos 85% seguem uma conta comercial! Isso quer dizer que se sua empresa ainda não está no Instagram, você pode estar deixando de faturar um pouquinho a mais por mês.

Por isso, aprenda em 9 passos como usar o Instagram for Business e fazer o perfil da sua empresa bombar nessa plataforma digital!

1 – Trocar para uma conta profissional

O primeiro passo é trocar sua conta pessoal para uma conta comercial.

Além de conseguir detalhar melhor os seus serviços e vincular com seu site responsivo ou página do Facebook, o Instagram for Business também irá te propiciar dados sobre:

  • Seus seguidores;
  • Melhor horário para postagens;
  • Origem de acesso da sua audiência.

Por exemplo, ao mudar para uma conta comercial, você saberá se a maioria dos seus seguidores são homens ou mulheres; onde vivem; quanto tempo em média ficam online por dia na rede social, e até mesmo, qual tipo de postagem funciona melhor para sua empresa.  

2 – Publique fotos e vídeos de qualidade

Preste atenção nas fotos que você veicula em seu perfil comercial, já que o objetivo principal do Instagram é ser uma rede social para compartilhamento de conteúdo visual.

Evite postar fotos em baixa resolução ou com tamanhos que não são aceitos pelo Instagram.

O tamanho recomendado para as fotos é 600×600 pixels para o feed e 110×100 pixels para o avatar de perfil.

Também descarte os vídeos com ruídos ou sons desagradáveis. Coloque-se sempre no lugar do seu público e questione se o objetivo daquela publicação foi atingido.

3 – Use Hashtags Relevantes

As hashtags ajudam na divulgação do seu negócio e alcance da sua marca!  

Ao publicar uma foto e vinculá-la com algumas hashtags, o Instagram irá agrupá-la com as demais imagens que também fazem parte daquele mesmo assunto.

Mas lembre-se de ser consciente ao utilizá-las. Por exemplo, não adianta postar uma foto sobre Marketing Digital e usar uma hashtag sobre comida, só porque ela é popular e consequentemente traria mais likes para suas fotos.

As curtidas e comentários em seu perfil comercial não são as métricas mais importantes do Instagram for  Business.

Inclusive, os likes são considerados métricas da vaidade, ou seja, são os primeiros números que alguém observa ao acessar seu perfil, porém, não são os responsáveis por trazerem resultados para sua empresa.

Se você for dono de um negócio local, use e abuse das hashtags sobre a sua cidade! Isso ajudará a fortalecer seu vínculo com seus clientes em potencial, que terão uma visão mais despojada e atual da sua empresa.

4 – Faça Stories

Os stories são uma ótima ferramenta para conversar com seu público.

Eles duram até 24h e através deles é possível fazer perguntas, responder dúvidas frequentes, mostrar o dia a dia da sua cultura organizacional e o melhor de tudo, melhorar o relacionamento com sua audiência.

Apesar de durarem apenas 24 horas, você pode deixar um stories importante fixado em seu perfil nos “destaques”.
Os stories são uma ótima ferramenta para conversar com seu público.

5 – Aproveite os destaques

Muitos posts importantes podem se perder em seu feed, por isso, facilite a escolha por sua empresa e tenha uma mensagem clara, organizada e coesa!

Os destaques podem ser utilizados como um atalho para novos seguidores entenderem melhor sobre o seu segmento.  

Uma ótima dica é criar destaques com seu endereço, promoções, formas de pagamentos, novidades ou stories que ao serem fixados nos destaques duram mais do que apenas 24h.

6 – Responda todos os comentários

Ao responder um comentário de um cliente, você passa a imagem de uma empresa que preza pelo relacionamento com o consumidor, fazendo-o se se sentir especial.

As redes sociais propiciam um relacionamento mais próximo com os clientes, por isso, opte pela descontração e bom humor nas respostas, mas não se esqueça de manter os valores, visão e missão da sua empresa alinhada com seu perfil online também.

7 – Patrocine as publicações principais

Assim como no Facebook, no Instagram for Business você também pode patrocinar suas publicações principais e ser facilmente encontrado na internet além dos mecanismos de buscas.

Você paga um valor pré-determinado para que que sua publicação seja exibida para perfis que ainda não seguem a conta comercial da sua empresa.

E o mais bacana de patrocinar publicações é a possibilidade de segmentação do público que você quer atingir, isso quer dizer que é possível selecionar perfis que sejam semelhantes ao do seu público alvo, aumentando assim as chances de vender para aquela pessoa.

8 – Conheça a concorrência

Monitorar diariamente a sua concorrência não é um hábito saudável, entretanto, não deixe de visitar o perfil de seus concorrentes.

Um dos caminhos mais rápidos para entender o seu mercado, é ver o que seus concorrentes estão postando, para que você possa se inspirar para criar publicações originais, mas que provoquem o mesmo efeito em seus consumidores.

9 – Use o IGTV

O IGTV é um novo recurso do Instagram voltado especialmente para o compartilhamento de vídeos.

Diferente do Youtube, os vídeos postados no IGTV são sempre na vertical e podem ter até 10 minutos de duração.

É excelente para fazer uma demonstração rápida de algum produto, tirar dúvidas do seus clientes, e até mesmo explicar um pouquinho mais sobre as soluções que sua empresa oferece.  

Além do Instagram ter muitos usuários ao redor do mundo, ele é uma das redes sociais em ascensão e que mais trazem resultados para as empresas, especialmente pela rápida interação com o público.

Mesmo que suas publicações não gerem tanto impacto nos primeiros dias, não desista do potencial de vendas dessa rede social.

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