O-que-sao-metricas-da-vaidade

O que são Métricas da Vaidade?

Bruna CarvalhoInternetComentar

Métricas da vaidade são aos primeiros números que alguém observa em seu perfil, como likes e seguidores nas mídias sociais. Porém, esses dados não são efetivos para mensurar o sucesso das suas estratégias digitais.

Que atire a primeira pedra quem nunca ficou feliz ao bombar uma publicação no Instagram, certo? De fato, não existe nada de errado em compartilhar um conteúdo e fazer sucesso nas mídias sociais, porém, o problema é usar apenas esses dados, que muitas vezes inflam nosso ego, para guiar o marketing digital da sua empresa. 

Quais são métricas da vaidade do Instagram e Facebook?

LIKES

As curtidas estão presentes no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube e monitorá-las tende a se tornar um vício constante, seja quando postamos algo novo ou quando o concorrente faz alguma publicação na internet. 

O significado dos likes pode variar também, já que desde 2016 as reações do Facebook estão habilitadas. Isso quer dizer que não adianta muita coisa ter 100 likes em um comentário, mas com a reação de raiva em maior quantidade, por exemplo. 

Ao analisar os likes de negócios locais, as chances daquela sua tia coruja curtir todos os posts da sua página profissional são altas também. 

COMENTÁRIOS

Neste caso, o que realmente importa é a qualidade do que foi comentado, uma vez que não são todos os comentários das publicações que são positivos, não é mesmo? 

Você pode se deparar com críticas, dúvidas, reclamações ou até mesmo, trolls da internet. 

Por isso, antes de ficar feliz por ter alcançado 250 comentários em uma publicação, faça uma curadoria do que foi dito, responda seus consumidores em potencial de forma clara e objetiva para aumentar seu reconhecimento de marca.

VIEWS

Outro hábito bastante comum é o de acompanhar as visualizações dos vídeos, seja pelo IGTV ou Youtube. 

Apesar de alcançar muitas visualizações, pode ser que muitas pessoas que encontraram seu vídeo nos mecanismos de busca, abandonem o conteúdo pela metade, por exemplo. 

Caso você não tenha o pixel do facebook vinculado com seu blog institucional, a probabilidade de você impactar aquele consumidor mais para frente, através do remarketing, é praticamente nula. 

O mais indicado nestes casos é criar estratégias para impactar seu público, de acordo com a porcentagem do vídeo que elas assistiram. E caso você se importe apenas com as métricas da vaidade, esse trabalho não poderá ser feito.

COMPARTILHAMENTOS

A quantidade de compartilhamentos é uma das métricas da vaidade que menos impactam em seus resultados.

Em alguns casos, pode até apresentar um resultado inverso ao esperado, essencialmente no que diz respeito à viralização de um conteúdo. 

O ideal é monitorar o que foi dito em compartilhamento para conseguir fazer uma média do que sua audiência achou do conteúdo postado.

SEGUIDORES

Alcançar uma audiência grande nas redes sociais parece ser algo importante, principalmente se analisarmos a quantidade de digital influencers por aí. Mas a questão é: seus seguidores estão engajados? Seu conteúdo atinge quantas pessoas dessa base? 

Não podemos nos esquecer que hoje é possível comprar seguidores em algumas redes sociais, o que acaba com toda a credibilidade desta métrica da vaidade. 

Será que realmente vale a pena investir em pacotes de seguidores no Instagram apenas para impressionar as pessoas que visualizarem seu perfil?
Você poderia investir esse dinheiro em campanhas patrocinadas no Facebook ou Google Ads para ser facilmente encontrado na internet pelo seu público ideal, por exemplo.

Porque analisar apenas as métricas da vaidade é um problema? 

Existem diversos motivos para alguém interagir com seu perfil comercial. Por exemplo, alguém pode curtir ou compartilhar uma publicação porque achou engraçada, ou o conteúdo era relevante, porém, vale ressaltar que essa atitude não é garantia de conversão em compra.

Com a popularização das mídias sociais e o contato direto que a internet proporciona com os clientes, está cada vez mais comum apostar nessas mídias socias. Entretanto, é importante ter em mente que o trabalho com marketing digital precisa ser bem assertivo para aumentar o faturamento do seu negócio. 

Nesse contexto, ao estipular um objetivo para suas estratégias digitais, é necessário analisar alguns dados, bem como localização, sexo, faixa etária e preferência de consumo da sua audiência, para conseguir traçar um plano que, de fato, irá te trazer mais clientes. 

Devo ignorar as métricas da vaidade?

De forma alguma. Ainda que o número de likes, compartilhamento, views e seguidores não afetem diretamente o seu faturamento, pode ser um bom argumento de compra para quem considera esse tipo de informação. 

Entretanto, nada de comprar pacotes de seguidores, combinado? Além de servir apenas como enfeite no seu perfil, também é um dos fatores que prejudicam sua conta no Instagram

Busque dar atenção para as métricas que realmente importam, como a taxa conversão e número de visitantes únicos também. 

O que achou desse artigo sobre Métricas da Vaidade? Gostou? Então compartilhe em suas redes sociais para seus amigos também dominarem esse assunto. Continue nos acompanhando pelo Facebook e Instagram, lá tem muito mais dicas e novidades sobre Marketing Digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *