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O que são Métricas da Vaidade?

Bruna CarvalhoInternetComentar

Métricas da vaidade são aos primeiros números que alguém observa em seu perfil, como likes ou seguidores em redes sociais. Porém, esses dados não são efetivos para mensurar o sucesso das suas estratégias digitais.

Imagine um dono de um salão de cabeleireiro para cabelos cacheados que decide aumentar seu reconhecimento de marca através da internet, e analise as seguintes situações:

Situação 1: postando fotos todos os dias no Facebook ou Instagram com promoções e feedback dos clientes;

Situação 2: chamando a atenção da audiência através das redes sociais ao distribuir os artigos do blog do salão; oferecendo conteúdos ricos em troca das informações de contato de clientes em potencial.  

De qual maneira você acredita que ele conseguirá se comunicar de maneira assertiva com seus consumidores para melhorar seus resultados?

Quem respondeu a situação 2, parabéns! Agora se você escolheu a situação 1, sinto-lhe informar, mas você ainda é influenciado pelas métricas da vaidade.

QUAIS SÃO AS MÉTRICAS DA VAIDADE?

LIKES

As curtidas estão presentes no Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube. E monitorá-las tende a se tornar um vício constante, seja quando postamos algo novo ou quando o concorrente faz alguma publicação na internet.

E o significado dos likes pode variar também, já que desde 2016 as reações do Facebook estão habilitadas. Isso quer dizer que não adianta muita coisa ter 100 likes em um comentário, mas com a reação de raiva em maior quantidade, por exemplo.

E ao analisar os likes de negócios locais, as chances daquela sua tia coruja curtir todos os posts da sua página profissional são altas também.

COMENTÁRIOS

Neste caso, o que realmente importa é a qualidade do que foi comentado, uma vez que não são todos os comentários das publicações que são positivos, não é mesmo?

Você pode se deparar com críticas, dúvidas, reclamações ou até mesmo, trolls da internet.

Por isso, antes de ficar feliz por ter alcançado 250 comentários em uma publicação, faça uma curadoria do que foi dito, responda seus consumidores em potencial de forma clara e objetiva para aumentar seu reconhecimento de marca.

VIEWS

Outro hábito bastante comum é o de acompanhar as visualizações dos vídeos, seja pelo IGTV ou Youtube.

Apesar de alcançar muitas visualizações, pode ser que muitas pessoas que encontraram seu vídeo nos mecanismos de busca, abandonem o conteúdo pela metade, por exemplo.

E caso você não tenha o pixel do facebook vinculado com seu blog institucional, a probabilidade de você impactar aquele consumidor mais para frente, através do remarketing, é praticamente nula.

O mais indicado nestes casos é criar estratégias para impactar seu público, de acordo com a porcentagem do vídeo que elas assistiram. E caso você se importe apenas com as métricas da vaidade, esse trabalho não poderá ser feito.

COMPARTILHAMENTOS

A quantidade de compartilhamentos é uma das métricas da vaidade que menos impactam em seus resultados.

E em alguns casos, pode até apresentar um resultado inverso ao esperado, essencialmente no que diz respeito à viralização de um conteúdo.

O ideal é monitorar o que foi dito em compartilhamento para conseguir fazer uma média do que sua audiência achou do conteúdo postado.

SEGUIDORES

Alcançar uma audiência grande nas redes sociais parece ser algo importante, principalmente se analisarmos a quantidade de digital influencers por aí. Mas a questão é: seus seguidores estão engajados? Seu conteúdo atinge quantas pessoas dessa base?

E não podemos nos esquecer que hoje é possível comprar seguidores em algumas redes sociais, o que acaba com toda a credibilidade desta métrica da vaidade.

Será que realmente vale a pena investir em pacotes de seguidores no Instagram apenas para impressionar as pessoas que visualizarem seu perfil?

Você poderia investir esse dinheiro em campanhas patrocinadas no Facebook ou Google Ads para ser facilmente encontrado na internet pelo seu público ideal, por exemplo.

PORQUE ANALISAR AS MÉTRICAS DA VAIDADE É UM PROBLEMA?

O maior problema com as métricas da vaidade é a falsa ilusão de sucesso que ela nos passa.

Ter 1000 likes em uma foto ou 400 compartilhamentos em uma publicação não é sinônimo de sucesso, principalmente quando a gestão das mídias sociais não é feita com um propósito.

E determinar um objetivo é um dos primeiros passos para o sucesso de um projeto, particularmente em Marketing Digital.

Se você não determinar uma meta, qualquer resultado servirá, certo? E no mundo do empreendimento, essa não é uma opção.  

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