Qual-a-importância-da-Hospedagem-de-Sites-para-o-seu-negócio-

Qual a importância da Hospedagem de Sites para o seu negócio?

SECNET BrasilInternetComentar

Ter uma boa hospedagem de sites é primordial para que sua empresa ofereça um serviço de qualidade para seus clientes e faça o seu negócio decolar!

Antes de começarmos, vamos fazer um breve alinhamento. Você sabe o que é uma hospedagem e quais as opções disponíveis no mercado? Continue lendo que irei te explicar tudo “tin-tin por tin-tin”.

O QUE É UMA HOSPEDAGEM DE SITE?

Uma hospedagem de sites são computadores (chamados de servidores) que armazenam arquivos e informações necessárias para a disponibilidade de um site responsivo na internet.

Ela pode ser usada para diversos outros fins ou aplicações, como: sites, sistemas, e-mails, blogs, lojas virtuais, servidores de jogos, etc.

PRINCIPAIS TIPOS DE SERVIDORES

Imagem mostrando a diferença entre servidores compartilhados, dedicados e em nuvem. Servidor Compartilhado com vários clientes e aplicações em um servidor, Servidor Dedicado para um cliente e várias aplicações e Servidor em Nuvem com uma partição para um cliente e várias aplicações.
Diferença entre servidores compartilhados, dedicados e em nuvem.

Existem atualmente diversas formas de montar uma hospedagem de sites, tudo de acordo com o que você necessita de recurso do servidor. Algumas técnicas de hosting permitem personalizações específicas para o usuário final, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Alguns tipos mais comuns no mercado são:

SERVIDOR COMPARTILHADO

Uma hospedagem de sites em um servidor compartilhado é ideal para quem está começando a divulgar seu negócio na internet, principalmente devido ao preço reduzido e do gerenciamento de recursos terceirizados.

É muito comum neste tipo de servidor existir uma conta administrativa que gerencia todos os recursos que cada um dos outros sites pode utilizar.

Caso algum dos sites venha necessitar de mais recursos, a empresa provedora de hospedagem ou a conta administrativa podem fornecer um aumento, ou a migração para outros tipos de hospedagem mais robustas.

O servidor compartilhado, como o próprio nome já diz, é um servidor que pode armazenar informações de outros sites além do seu.

É um local que apesar de “compartilhado” cada site tem suas próprias informações de consumo, área administrativa e, dependendo da empresa, seu próprio domínio.

E nenhum dos sites têm acesso ao administrativo ou as informações dos outros sites, pode ficar tranquilo!

SERVIDOR DEDICADO

Um servidor dedicado é uma opção mais “poderosa”. Nele, sua hospedagem de sites disponibiliza uma máquina exclusiva para você hospedar sua aplicação com tranquilidade.

Além disso, é totalmente preparado para suportar sites com um tráfego de visitantes consideravelmente alto.

Em um servidor dedicado, ao contrário do que vimos nos servidores compartilhados, você tem o controle total de todos os recursos que ele possui, além de ser um ambiente de alta performance, preparado para as necessidades do seu site.

Cloud Server ou Servidor em Nuvem

Nos servidores dedicados os recursos da sua hospedagem são limitados a capacidade de um único hardware. Os cloud servers são ambientes virtualizados que podem ser compostos por uma ou mais máquinas físicas, dessa forma a quantidade de recursos são praticamente infinitos (dependendo do quanto será investido).

Neste tipo de servidor você pode determinar quais as características do ambiente, como as configurações, sistema operacional e as aplicações que você necessita.

Por ter essas vantagens, um cloud server é recomendado para qualquer site que precise de velocidade e disponibilidade para seus visitantes.

Ficou interessado pelo cloud server? Confira o e-Book preparado pela SecNET com os Pontos Fortes da Hospedagem em Nuvem e porquê o gerenciamento do seu ambiente é realmente necessário.

Se você está me acompanhando até aqui, já mostrei um pouco da parte técnica. De agora em diante irei falar sobre a parte prática da hospedagem de sites que interfere em seu negócio.

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO PARA A HOSPEDAGEM DO MEU NEGÓCIO?

DESEMPENHO

A hospedagem de sites otimizada aumenta consideravelmente sua performance! Além de um desenvolvimento especializado, sua aplicação necessita de um servidor que permita o máximo de seu funcionamento e que consiga suportar a quantidade necessária de acessos simultâneos, mas sem perder seu desempenho.

Algumas otimizações na hospedagem de sites para aumentar o desempenho do site podem ser realizadas:

  • No Banco de Dados;
  • Servidor Web;
  • Por meio de uma Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN);
  • Módulos;
  • Configurações e aplicações atualizadas;
  • Além de otimizações específicas para a plataforma de desenvolvimento do site.

VELOCIDADE

A velocidade de um site depende de inúmeros fatores, alguns tangíveis que podem ser corrigidos ou melhorados, outros intangíveis ou que não podemos prever, como as instabilidades na rede de internet, algum problema de software ou hardware no computador dos visitantes do site, por exemplo. \

Mas, afinal, o que torna um site lento?

Alguns dos fatores que deixam os sites lentos e que são possíveis corrigir são:

  • Imagens muito pesadas: imagens não otimizadas para web, interferem no tempo de carregamento. Utilize sites de compressão de imagens como o Compressor.io para otimizar o tamanho das imagens antes de colocá-las no ar;
  • Muitos Scripts: Scripts são as funções encarregadas por ações específicas. Se cada função estiver em um arquivo separado, isso irá gerar muitas requisições que não podem ser executadas ao mesmo tempo pelo navegador, gerando lentidão;
  • Widgets e Publicidade excessiva: infestar o site com widget ou anúncios com requisições externas (que precisam dos arquivos de outro servidor), aumenta o número de requisições no site e atrasa o carregamento de todos seus elementos;
  • Hospedagem: se você já realizou todas as otimizações de desenvolvimento, mas seu site continua lento, é possível que sua hospedagem não esteja de fato otimizada ou faltem recursos para suportar sua aplicação.

USER EXPERIENCE

Em diversos aspectos a experiência do usuário pode ser prejudicada em um site com uma hospedagem não otimizada.

Como por exemplo ter um site lento. A velocidade do seu site está ligada diretamente nas conversões de vendas. Uma pesquisa realizada pela LoadStorm mostra que a cada segundo perdido no carregamento de uma página, a taxa de conversão cai para 7% e as visitas diminui até 11%.

Outro fator importante é o Uptime. Ele é a métrica utilizada para saber por quanto tempo o site fica no ar. Algumas empresas de hospedagem garantem um Uptime maior que 90%.

Se a sua hospedagem não garante um Uptime alto e seu site vive caindo, saiba que isso pode causar danos irreversíveis, como a redução no número de conversões e vendas, já que seu site não estará disponível.

SEO

Todos os tópicos mencionados acima refletem diretamente no SEO: desempenho, velocidade e ux; todos eles são fatores para os motores de busca, como Google.

Sendo assim, a hospedagem de sites tem um papel importante quanto ao posicionamento do seu site nos buscadores (sobre os critérios abaixo):

Desempenho: sua loja virtual vai ganhar vantagem no SEO com um tempo de carregamento abaixo dos concorrentes, com arquivos sendo carregados super-rápidos.

Velocidade: “sites mais rápidos criam usuários felizes e […] quando um site responde lentamente, os visitantes passam menos tempo lá.” De acordo com o conteúdo Usando a velocidade do site no ranking de pesquisa. (Blog do Google)

UX: grande quantidade de acessos, aumento no número de conversões e alta taxa de conversão são sinais de uma experiência boa, o Google gosta disso.

CHECKLIST: COMO ESCOLHER UMA BOA HOSPEDAGEM DE SITES?

Por fim, preparei um Checklist para resumir de forma prática como escolher uma boa hospedagem e fazer o s negócio faturar mais:

  1. Alinhe suas necessidades com seu provedor de hospedagem;
  2. Tenha em mente qual o tamanho do site e verifique se está otimizado para uma rápida abertura;
  3. Saiba quantos acessos o seu site suporta;
  4. Otimize de acordo com a plataforma de desenvolvimento do site;
  5. Esteja em um ambiente de hospedagem seguro e que preza pela segurança dos sites que hospeda;
  6. Opte por hospedagem de alto desempenho;
  7. Verifique se o provedor de hospedagem possui suporte especializado.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos para que mais pessoas conheçam a importância da hospedagem de sites para o seu negócio.

A SECNET não está só preocupada com os sites hospedados e gerenciados, mas com a satisfação e segurança dos seus clientes.

Ficou com alguma dúvida? Comente com a gente! Vai ser um prazer conversar com você sobre este assunto!

Quer avaliar o desempenho do seu site no ambiente da SECNET? Solicite uma demonstração gratuita do nosso serviço.

Artigo produzido pela SECNET

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *